A comunidade candomblecista está comemorando, tudo porque após muita luta da sua comunidade, o Seja Hundé, um dos mais tradicionais terreiros de nação jeje do País, localizado em Cachoeira, no recôncavo baiano, já desfruta de proteção federal.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) publicou, no último dia 10, a notificação sobre o processo de tombamento do terreiro. Pela notificação, o local já irá receber proteção federal e toda intervenção no terreiro ou em sua vizinhança imediata
O processo de tombamento se fundamenta no elevado valor histórico e etnográfico do terreiro.
O tombamento deverá então corresponder ao conjunto de bens imóveis do terreiro, incluindo o sítio natural e os elementos edificados ou de espécies arbóreas referenciais dos ritos Jeje, a exemplo das Casas de Hospedagem, do Oiá (Altar), dos Pejis (cerimoniais) de cima e de baixo, com salão, "ronco" e cozinha sagrada, a Casa dos Antepassados, 12 Árvores Sagradas, o riacho Caquende - ODÉ e as margens ou lados: Aziri e Avinagé.
A ocupação do Terreiro da Roça do Ventura, no ano de 1858, contribuiu para a preservação das tradições religiosas da nação Jeje-Mahi, de matriz africana. O local assumiu um papel importante na organização da rede de terreiros do Recôncavo Baiano e, sobretudo, para a formação histórica do Candomblé como uma instituição religiosa.
Tudo teve inicio com uma denúncia do jornal A Tarde, que publicou o ataque de especuladores imobiliários a área que compreende o local do terreiro, com o intuito de ser construído um condomínio particular. Mesmo com tantas dificuldades, a comunidade do Seja Hundé já pode comemorar.
Agora é um passo seguro até o tombamento, e que já protege a Casa de agressões como o desmatamento de seu espaço sagrado, ocorrido recentemente.
Esse reconhecimento nacional para o Seja Hundé é mais uma vitória no caminho da reparação aos templos de matriz africana que já foram tão perseguidos pelo Estado em suas variadas representações.
meus parabéns ótima postagem axé
ResponderExcluirparabens Dani amei a postagem . linda linda
ResponderExcluir