sábado, 12 de fevereiro de 2011

Ataque em Camaçari - Palavra do Babalorixá Livramento


Acho que a grande maioria de vocês já sabe da invasão e destruição do terreiro de candomblé em Camaçari - BA, no Reveillon de 2011, que teve um gosto amargo para os filhos e filhas da casa de axé Ilê Axé Iji Omin Toloyá, em contato com uma das filhas do Ilê Axé, recebi um email onde a manifestação é do próprio Babalorixá, em respeito à casa aos Orixás e acima de tudo a nossa Religião e acreditando que somos um povo só o POVO DO SANTO, reproduzi na íntegra o depoimento do Babalorixá que vocês podem ler abaixo bem como as fotos do ataque.

Diante do ocorrido, que não foi o primeiro nem o ultimo sofrido por nosso Povo, eu pergunto a vocês amigos "ATÉ QUANDO?"



Irmãos e Irmãs,

A História do Povo Negro no Brasil é marcada por relações e atos de extrema violência e racismo. Especialmente o Povo de Santo teve que criar formas e jeitos de resistência aos racistas ,que apresentavam-se transvestidos de moralistas,fundamentalistas e do próprio estado brasileiro.

No dia 31 de dezembro de 2010,A roça de candomblé que sou líder e zelador Sr,jose livramento ,fui vítima de atos de profunda violência e destruição,o Sr. Gilton de Jesus(ex-caseiro da roça),ingressou na propriedade religiosa,com um porrete e destruiu tudo que estava ao seu alcançe. Para economizar narrativas extremamente doidas ,coloquei em anexo as imagens.

Vale lembrar que o autor de tamanha violência é EVANGÉLICO e declarava nos instantes de agressão :”Estou salvando as pessoas dos inimigos”.
Essa atitude é uma das ações que estam sendo articuladas para o processo de retomada e reconstrução da casa e dos assentamentos,com a participação dos filhos e filhas da casa,que estam de modo entusiasmado criando estratégias de contribuição e amor ao seu AXÉ.

Segue em anexo também a lista dos itens destruídos.

Não tenha dúvida da dor, que todos estamos sentindo,mas sabemos também da capacidade histórica que nosso Povo sempre teve e tem para enfrentar todos as formas de violência orquestradas contra nossa fé e patrimônio civilizatório que herdamos dos nossos ancestrais.

Estou aqui de pé diante da dor e luta,de joelhos no chão diante de meu Pai Omolu e acolhido pelos meus ,nessa situação que exige de todos e todas atitude !Aguardo seu retorno.


Um abraço afetuoso,

Livramento.

 

























8 comentários:

  1. É muito triste ver como tem pessoas ignorantes ainda nesse nosso mundo!!!

    ResponderExcluir
  2. parabéns ekedi sempre defendendo com todo amor que a senhora tem aos orixás e a nossa religião nunca deixa se abater por pessoas hipócritas e invejosas muito axé a senhora

    ResponderExcluir
  3. Por lei , esse cara já pagaria um processo por invasão de domicilio, coação a liberdade de crédulo e danos morais - sem contar os materiais. Tem de ir pra cima pesado mesmo. agente nem precisa usar de agressão, mas conhecer os direitos e exercer os mesmos, é de extrema urgência para qquer cidadão. parabéns pela luta em favor da causa.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Alexandra é o que podemos fazer divulgar cada vez que atos como este ocorrerem assim sendo publicos de conhecimento de todos talvez a gente consiga senão acabar mas talvez diminuir coisas deste tipo, bjks e Asé a todos que leram este tópico!!!

    ResponderExcluir
  5. dani muito obrigada por postar,as fotos e comentários de meu pai..
    No dia 19/02/2011 realizaremos uma ''FEIJOADA'' beneficente..''POVO DE SANTO FORTALECENDO AS RAÍZES'', para recadar fundos pra construção da roça.
    CONTO COM VCS..QUE OMOLU E OGUM TRAGA MUITO AXÉ PRA TDS..BJUSS

    ResponderExcluir
  6. Oi Dani, gostaria de estar comentando nao estes assuntos tristes e sim conquistas de nosso povo, mais o importante de tudo é termos acesso a este ambiente virtual em que todos possam tomar conhecimento do fato para que nao haja mais vitimas.
    Obrigado, Livramento de Omolu

    ResponderExcluir
  7. A sua benção meu pai Livramento, que nosso Pai Omolu permita que esse nosso espaço tenha mais notícias para comemorarmos que para lamentarmos e protestarmos, Asé!!!

    ResponderExcluir
  8. È quase inacreditável as imagens das fotos, mas o que mais me preocupa é a ignorância expressa no ato,na falta de educação cívica que este ato nos esclarece.

    ResponderExcluir